segunda-feira, 30 de novembro de 2015


HOMEM: SAÚDE, CUIDADO E PREVENÇÃO.

Principais causas de morte e doenças na população masculina brasileira.


Fatores externos, maus hábitos e a não aderência a programas de prevenção, influenciam na saúde e bem-estar da população masculina, o que gera os altos índices de mortalidade. Estudos mostram que a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Quando comparado com as mulheres, o tempo de vida deles é 7,6 anos menor. Os homens são mais vulneráveis às doenças, especialmente as enfermidades graves e crônicas, essa ocorrência está ligada ao fato de que eles(em sua maioria) somente procuram o sistema de saúde quando os quadros já se agravaram. Pensando nisso, esse texto foi criado para Demonstrar, as principais causas de morte dos homens, e conscientiza-los sobre as consequências de tais hábitos e suas possíveis prevenções.
O tema saúde do homem é bastante complexo e possui ideais enraizados culturalmente nas sociedades. O autocuidado do homem com a saúde mostra que existem diferenças das variáveis culturais e dos estereótipos de gênero, gerando há séculos uma cultura potencializada em práticas de saúde baseadas em crenças e valores do que é ser masculino. Infelizmente grande parte da população masculina não adere às medidas de atenção integral de saúde, a doença é considerada como sinal de fragilidade que os homens não reconhecem como inerentes a sua própria condição biológica. O homem julga-se invulnerável, contribuindo para que ele se cuide menos e se exponha mais as situações de risco.
 Enfatizando a condição do homem, o Ministério da Saúde considera que esta população apresenta altos índices de morbimortalidade (maiores que os índices femininos) representando um grande problema de saúde pública. Contudo, esses resultados poderiam ser evitados e mudados se os homens realizassem medidas de prevenção primária. A não aderência masculina à prevenção resulta no sofrimento físico e emocional do paciente e de sua família. Além de questões biológicas, os homens são os que mais se expõem as situações de perigo, acidentes por causas externas e meios violentos, contribuindo para os altos índices de morte da população masculina.

*Principais doenças e causas que acometem os homens levando a morte.
  • Doenças Cardiovasculares: As doenças cardiovasculares são ocasionadas pelo infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral (Sociedade Brasileira de Cardiologia 2011).
  • Causas Externas: As causas externas são traumatismos, lesões ou quaisquer outros agravos à saúde, intencionais ou não, de início súbito e como consequência imediata de violência ou outra causa.  Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, os acidentes de trânsito lideraram as estatísticas mundiais de mortes por causas externas, seguido por homicídios. Entre os homens, essa participação é maior, devido, em grande parte, ao aumento dos homicídios, que são a principal causa externa de morte no país. Pela frequência com que ocorrem e por serem os adolescentes e adultos jovens os grupos mais atingidos, as causas externas são as maiores responsáveis pelos anos potenciais de vida perdidos.
  • Neoplasias: Em função de uma proporção significativa de homens desenvolverem tipos específicos de câncer, todo homem deve buscar orientações e investigar rotineiramente sobre:                                 

                                            •              Câncer de Próstata: Em uma pesquisa realizada pelo Datafolha em 2009, com 1.061 homens com idades entre 40 e 70 anos, foi constatado que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Afirma também que 90% dos tumores são curáveis, 44% dos homens nunca foram ao urologista e 32% dos homens brasileiros já fizeram o exame de próstata. No Brasil, o câncer de próstata é o mais comum nos homens, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens. (CONHEÇA MAIS SOBRE CÂNCER DE PRÓSTATA http://homemsaude.blogspot.com.br/2015/11/novembro-azul.html) 

                        •         Tumor de testículo: O tumor de testículo é facilmente curado quando detectado precocemente e apresenta baixo índice de mortalidade. Apesar de raro, preocupa porque a maior incidência é em homens em idade produtiva - entre 15 e 50 anos, diagnostico mais difícil.
  • Doenças do Aparelho Respiratório: como: Câncer de pulmão, Enfisema pulmonar, Bronquite, Tuberculose, Asma, Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), Pneumonia, Bronquiectasia e Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS), podem estar associadas a causas de óbito entre os homens, que se originam de suas condições culturais, sociais e seus hábitos de vida (ex.:câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco.)
Taxa e projeções de mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis entre adultos de 30 a 69 anos de idade, Brasil, 2000 a 2011 e projeção até 2022.

Coeficiente de mortalidade masculina das principais doenças que acometem a população masculina brasileira. Brasil – 1980, 1990, 2000 e 2007



FONTE(S): 
As principais causas de adoecimento e morte em homens no Brasil <http://www.unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/saude_foco/artigos/ano2014/saude_do_homem.pdf >
Perfil da saúde dos homens de São Paulo <http://www.cve.saude.sp.gov.br/agencia/bepa82_gais.htm>


Nenhum comentário:

Postar um comentário